Gestor da UPA de Penedo obriga trabalhadores e realizar medicação com água destilada compartilhada

Gestor da UPA de Penedo obriga trabalhadores e realizar medicação com água destilada compartilhada


Publicado em: 10/07/2015 18:31 | Autor: 337

Whatsapp

 

Não bastassem as inúmeras notícias em que pacientes são obrigados a dividir uma mesma maca em virtude da superlotação das unidades, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada em Penedo coloca em prática uma nova modalidade de irregularidade: compartilhamento de medicação.

A denúncia foi feita por trabalhadores da unidade ao Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal). Eles afirmam que a ordem parte do profissional responsável pela administração da UPA. Há pelo menos 15 dias auxiliares e técnicos foram orientados a usar uma bolsa de água destilada para ministrar outras medicações. O problema é que a inserção do medicamento é feito com seringas, que são trocadas e acabam deixando aberta uma porta fácil para a contaminação.

“Geralmente usamos água destilada para nebulização, mas o diretor administrativo chegou pra gente e disse que era para usarmos uma mesma bolsa de água destilada para fazer várias medicações. Coloca a seringa, puxa a quantidade e faz a dose, mas isso é errado. O furo feito na bolsa é uma porta aberta para a contaminação. Já reclamamos, mas nada foi feito até agora”, disse um dos trabalhadores que terá o nome preservado.

Para o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, a atitude só mostra a falta de respeito da administração da UPA com seus colaboradores e com a população que recebe os serviços. “Agora que tomamos ciência do caso, iremos notificar os órgãos fiscalizadores competentes para que uma providência seja tomada e até quem sabe a punição da unidade”, disse.

 

Ascom Sateal