Prevenção da Hipertensão arterial é sinônimo de qualidade de vida

Prevenção da Hipertensão arterial é sinônimo de qualidade de vida


Publicado em: 24/04/2015 18:44 | Autor: 337

Whatsapp

 

Neste domingo (26) é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença afeta entre 11 e 20% da população adulta do país, de acordo com dados do Caderno de Atenção Básica do Ministério da Saúde. Mesmo com a data em alusão à prevenção, todos os demais dias são importantes para que os cuidados sejam lembrados.

Para quem não conhece os sintomas da hipertensão, é importante saber que a doença ocorre quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

Os fatores de risco para Hipertensão Arterial são:

·           Hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados;

·           Sobrepeso e obesidade que aceleraram em até 10 anos o aparecimento da hipertensão;

·           Tabagismo;

·           Hereditariedade: quem tem o pai ou a mãe com hipertensão tem 30% de chances de se tornar hipertenso. Se a herança é bilateral, o risco da hipertensão aumenta para até 50%. Neste caso, quem é filho de hipertensos deve fazer avaliações médicas periódicas;

·           Diabetes;

·           Envelhecimento.

PREVENÇÃO

Cuidados básicos podem ter resultados significativos para prevenir e combater a hipertensão. Controlar o peso e os níveis de estresse, reduzir o sal na alimentação, praticar exercícios e a mudança do estilo de vida são alternativas positivas para quem apresenta sintomas da doença e precisa se cuidar.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas salienta a importância para ter uma vida mais saudável também aos profissionais da saúde. A rotina desgastante e por vezes o ambiente de trabalho insalubre podem contribuir para o surgimento de indícios de hipertensão, que quando não tratados da forma correta podem acabar dando origem a outras patologias. 

 

Ascom Sateal com Ministério da Saúde