Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito alerta sobre problema

Dia Nacional do Combate ao Mau Hálito alerta sobre problema


Publicado em: 23/09/2014 13:20 | Autor: 327

Whatsapp

 

O Dia Nacional de Combate ao Mau Hálito, comemorado em 22 de setembro, foi criado pela Associação Brasileira de Halitose (ABHA). O objetivo da entidadeé alertar a população sobre causas e tratamentos desse problema que atinge mais de 50 milhões de brasileiros e pode ser um sinal de que algo no organismo está em desordem. 

“Desde 2004, realizamos essa campanha de prevenção a fim de diagnosticar cada vez mais cedo o problema para garantir melhores resultados de tratamento. Esse período de conscientização começa dia 22 de setembro e se estende até o dia 25 de outubro, quando comemoramos o dia do dentista”, diz Marcos Moura, presidente da ABHA.

Segundo o especialista, a informação e o conhecimento são as melhores formas de prevenção da halitose, por isso, durante esse período, a associação oferecegratuitamente palestras e todo tipo de informação para o controle do mau hálito com profissionais capacitados pela própria ABHA. 

Mudanças
Diferente de 10 anos atrás, hoje a grande maioria das pessoas sabe que não precisa mais passar por inúmeros médicos para descobrir a causa do mau hálito. “Antes eles passavam por gastros e otorrinos e logo ficavam descrentes. Hoje, elas sabem que devem ir direto ao consultório de um dentista capacitado para tratar esse tipo de problema, pois elas também já sabem que 90% dos casos de halitose estão na boca”, diz o especialista. 

 

Para Marcos, outra mudança considerável foi no entendimento das pessoas sobre a importância de avisar o amigo/parente que ele está com mau hálito, deixando a vergonha de lado. “Há cinco anos,o SOS MAU HALITO recebia em média 30 pedidos por mês, hoje esse serviço recebe cerca de 600 e-mails e cartas. Hoje é sabido que mau hálito nem sempre é sinal de falta de higiene e que muitas vezes a pessoa nem sabe que tem o problema, daí a importância e o crescimento deste serviço”, diz o presidente da Associação. 

Causas
Existem mais de 60 causas para o mau hálito. Segundo Marcos Moura, as mais comuns são: higienização falha, alterações no padrão salivar (quando a qualidade ou a quantidade de saliva está fora do padrão), gengivites (infecções na gengiva), próteses dentárias mal adaptadas, sinusites, amidalite, pouca ingestão de água, prisão de ventre e jejuns prolongados (mais de 4 horas sem comer). 

Por isso que visitar o dentista regularmente é fundamental, pois ele é a pessoas mais indicada para tratar e tirar todas as dúvidas sobre o mau hálito. “Fazer uma higienização correta com a utilização de fio dental e raspadores de língua, manter a boca saudável (sem cáries e sem gengivas sangrando), manter uma dieta balanceada e ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia, seja no inverno ou no verão, são mudanças de hábitos necessárias para controlar a halitose”, diz o especialista. 

Como participar
Quem tem o interesse de assistir a essas palestras, mas por alguma razão não conseguiu comparecer nas datas estipuladas, basta formar um grupo e enviar um email para o endereço abha@abha.org.br. A associação disponibilizará um profissional dentre os cadastrados para levar informação sobre prevenção e combate à halitose. 

No site da ABHA (www.abha.org.br/eventos) ainda é possível ter acesso a todas as datas dos encontros, cursos e congressos oferecidos por eles. “Essas informações são interessantes também para profissionais da área que queiram se especializar no assunto”, diz Marcos. 

 

Fonte: Portal Terra