Presidente do Sateal visita Hospitais Sanatório e Açúcar

Presidente do Sateal visita Hospitais Sanatório e Açúcar


Publicado em: 03/01/2014 20:18 | Autor: 326

Whatsapp

 

Com o objetivo de avaliar as condições de funcionamento de dois dos maiores hospitais de Alagoas, o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, visitou as unidades Sanatório e Açúcar. Na oportunidade, o presidente conheceu alas construídas com leitos de retaguarda para o Hospital Geral do Estado (HGE), Maternidade Santa Mônica e Hospital Universitário, centros cirúrgicos, maternidade e outros espaços construídos com recursos do Sistema Único de Saúde.

No Hospital Sanatório, Mário Jorge foi recebido pelo diretor administrativo, Júlio Bandeira, que levou o presidente a unidade de internamento exclusiva para os usuários do SUS, com 88 leitos. A ampliação dispõe de 42 leitos de retaguarda para o HGE. O presidente também visitou a recepção ambulatorial do SUS e o Pronto Atendimento 24 horas.

Na oportunidade, Bandeira apresentou as melhorias na rampa de acesso, pintura predial, no setor de tratamento de resíduos e a adaptação sanitária e ambiental da unidade. “Estamos honrando os pagamentos dos trabalhadores com muito sacrifício, por isso esperamos não ter problemas este ano”, disse o diretor.

Júlio Bandeira contou ao presidente do Sateal que abriu inquérito administrativo para verificar o desaparecimento de seis suportes de soro em inox. Mário Jorge demonstrou preocupação com o caso. “Mesmo sabendo que existem funcionários que não vestem a camisa da unidade, esperamos que nenhum auxiliar ou técnico esteja envolvido neste caso”, afirmou o presidente, que foi convidado pelo diretor do Sanatório a acompanhar todas as melhorias que serão realizadas na unidade este ano.

No hospital do Açúcar, Mário Jorge Filho foi recebido pelo presidente, Edgar Antunes, e pelo diretor Vanilo Soares. Durante o encontro, o presidente do Sindicato conheceu as novas instalações da maternidade, que possui 28 leitos humanizados e mais um espaço dedicado à amamentação. São 400 parturientes atendidas por mês, além do redimensionamento das unidades hospitalares do serviço público, destinando a Maternidade Santa Mônica e o Hospital Universitário prioritariamente às gestantes de alto risco.

Durante a conversa com o presidente do Sindicato, Antunes relatou que, devido ao atraso no pagamento dos convênios com o SUS, o hospital teve dificuldades em fechar o 13° salário dos funcionários. “Apesar disso conseguimos honrar os pagamentos e ainda promover uma confraternização com sorteio de prêmios entre os trabalhadores”.

O presidente disse ainda que os projetos de ampliação do hospital continuam este ano. A unidade é referência em cirurgias neurológicas e se prepara para inaugurar, em março, o setor de oncologia. “Sabemos que não é o suficiente para suprir a demanda do HGE, mas pretendemos cobrir parte dessa carência com medidas a curto prazo. O Sateal é parceiro porque também visa o atendimento a população”, afirmou Edgar Antunes.