Procon apreende 597 medicamentos vencidos em hospitais de Maceió

Procon apreende 597 medicamentos vencidos em hospitais de Maceió


Publicado em: 19/11/2013 13:41 | Autor: 324

Whatsapp

 

Uma operação realizada pelo Procon/AL durante o mês de agosto apreendeu, em quatro hospitais de Maceió, 597 medicamentos fora do prazo de validade. A “Operação Amor à Vida” visitou 12 unidades de saúde da capital e contou com a atuação de 14 fiscais.

“Com isso, esperamos que o consumidor seja mais vigilante. É direito dele ter acesso a esse tipo de informação e, por estar em um hospital e confiar no julgamento dos profissionais da saúde, acabam não questionando a qualidade do medicamento”, destacou o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha.

Os hospitais autuados pela irregularidade foram o Sanatório Hospital Geral, que fica no bairro do Farol, o Hospital Santo Antônio, no Bebedouro, a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e o Alerta Médico, estes últimos no bairro do Poço.

Das quatro unidades notificadas pelos fiscais, apenas o Sanatório e a Nossa Senhora de Fátima apresentaram defesa, alegando que antes de utilizar os medicamentos nos pacientes verificam a data de vencimento do produto.

O Hospital Santo Antônio informou que os medicamentos encontrados já haviam sido separados para o descarte. O Alerta Médico, não se pronunciou.

Cunha explicou que o intuito da operação foi verificar a validade dos remédios disponíveis para os pacientes e garantir a saúde deles. “É uma situação preocupante”, completou. Segundo ele, a denúncia está sendo encaminhada ao Ministério Público e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estes hospitais serão penalizados com multas que podem chegar a R$ 200 mil”, frisou.

 

Fonte: Assessoria Sateal com G1