Presidente do Sateal apresenta as bandeiras de luta da enfermagem

Presidente do Sateal apresenta as bandeiras de luta da enfermagem


Publicado em: 19/11/2013 13:31 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Mário Jorge Filho, apresentou as bandeiras de luta defendidas pelas entidades da enfermagem durante a I Rodada de Palestras O Trabalho da Enfermagem em Debate, promovida pelo Sindicato em parceria com a Seune, no final de agosto.
 
Durante a apresentação, o presidente reforçou a necessidade da aprovação da jornada de trabalho da enfermagem para 30 horas semanais e informou aos presentes o andamento do Projeto de Lei 2.295/00, que regulamenta a proposta.
 
“Em consequência a essa jornada extensa registramos mensalmente dezenas de casos de profissionais afastados por problemas físicos e psíquicos, ocasionados principalmente pela sobrecarga, o estresse e o acúmulo de serviço”, explicou, lembrando que unidades chegam a colocar 20 pacientes para serem atendidos por apenas um profissional.
 
Mário Jorge falou ainda sobre o projeto que implanta o piso nacional da categoria. “Enquanto a enfermagem não receber um salário digno, nossos profissionais serão obrigados a trabalhar em duas ou três unidades de saúde para sustentar a família. Até quando teremos que vivenciar uma realidade dessas?”, questionou, reforçando que vem mobilizando as entidades nacionais do setor a cobrar dos parlamentares maior atenção quanto às causas da enfermagem.
 
“A enfermagem vale a vida e também vota. São eleitores ainda as pessoas que são atendidas por esses profissionais. Enquanto nossos deputados e senadores não tiverem consciência do nosso valor, teremos que mostrar em números o quanto custamos. Precisamos de respeito e atenção o ano todo”, avaliou.  

 

Fonte: Assessoria Sateal