Ato pela saúde brasileira reuniu mais de 30 mil em Brasília

Ato pela saúde brasileira reuniu mais de 30 mil em Brasília


Publicado em: 16/11/2013 02:04 | Autor: 324

Whatsapp

 

rigentes sindicais, profissionais, lideranças de movimentos da saúde, educação e agricultura organizaram uma grande mobilização na Esplanada dos Ministérios em Brasília, no dia 6 de março. Os organizadores do evento estimaram a participação de mais de trinta mil pessoas no ato.

Entre centenas de grupos, o Forum 30 Horas Já esteve presente, levando a bandeira da enfermagem. “A presença de tantas pessoas só demonstra que os trabalhadores e a sociedade brasileira querem mudanças consistentes e melhorias para as classes profissionais”, ressaltou Mário Jorge Filho, presidente do Sateal e diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Saúde (CNTS).

Com tema “Em defesa da cidadania, do desenvolvimento e da valorização do trabalho”, o ato consagrou a unificação de todas as categorias, que este ano prometem pressionar o governo e o Congresso pela retomada do investimento público e em defesa da indústria nacional, fortalecendo o mercado interno, garantindo contrapartidas sociais.

Entre as bandeiras da manifestação, a redução da jornada da enfermagem para 30 horas semanais, o fim do Fator Previdenciário, a implantação do piso nacional da enfermagem, além da reforma agrária, a destinação de 10% do PIB para a educação e para a saúde, a regulamentação da Convenção 151 da OIT – que garante a negociação coletiva no serviço público, a ratificação da Convenção 158 – que combate a demissão imotivada - e a valorização dos trabalhadores aposentados e pensionistas.

 

Fonte: Assessoria Sateal