Sateal constata irregularidades no Hospital de Capela

Sateal constata irregularidades no Hospital de Capela


Publicado em: 15/11/2013 23:33 | Autor: 324

Whatsapp

 

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, realizou, no início da semana, uma fiscalização no Hospital José Vânio, no município de Capela. Durante a inspeção o presidente constatou que a unidade está funcionando integralmente (dias normais, finais de semana, feriado e plantões) sem a presença do profissional enfermeiro.

Mário Jorge verificou ainda que pacientes em estado grave estão sendo encaminhados a outros hospitais sem o acompanhamento de médicos ou enfermeiros, que a unidade não fornece alimentação para pacientes e funcionários. “Falta até mesmo água para beber”, frisou.

Os trabalhadores não tem direito a hora extra, não recebem o piso da categoria, não tem direito a equipamento de proteção individual e fardamento – o que fere a NR32 – além de auxiliares e técnicos estarem realizando partos sem a presença de enfermeiros obstetras e cobrindo de dois a três setores devido à falta de profissionais que possa atender a demanda da unidade.

O Sateal encaminhou ofício a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura, solicitando audiência com gestores, para pedir a adequação das irregularidades. O secretário de saúde agendou reunião com o sindicato para a próxima semana tratar do assunto.

 

Fonte: Assessoria Sateal