Estado afirma que vacina contra HPV estará disponível no SUS de AL a partir de 2014

Estado afirma que vacina contra HPV estará disponível no SUS de AL a partir de 2014


Publicado em: 15/11/2013 23:07 | Autor: 324

Whatsapp

 

A secretária de Estado da Saúde – Sesau, afirmou que vai disponibilizar na rede SUS a vacina para combater o HPV a partir de 2014. A notícia é resultado do ofício encaminhado pelo Sateal em maio, solicitando a disponibilização de imunização em mulheres na faixa etária de risco. 

No documento enviado pela Gerência de Doenças Imunopreviníveis e Programa de Imunizações da secretaria, a gerente Maria Denise Teixeira, afirma que a inclusão do programa específico para o HPV exigirá o desenvolvimento de nova infraestrutura operacional e de vigilância epidemiológica.

“Atento à necessidade e importância da inclusão dessa vacina no calendário básico de vacinação, o Ministério da Saúde empenha-se em superar as dificuldades, traçando estratégias específicas para essa ação e prevê a implantação da vacina para o período de 2014/2015”, descreve o documento.

No ofício enviado pelo Sateal a secretaria estadual de saúde, o presidente, Mário Jorge Filho, reforçou que o vírus silencioso é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

“Para prevenir as mulheres brasilienses, o Governo do Distrito Federal realizou uma campanha de imunização na capital federal, dando um grande exemplo de prevenção e ajudando a reduzir os custos com o tratamento da doença. O exemplo pode ser copiado em Alagoas, na medida em que este gestor se preocupa com o bom funcionamento da rede pública de saúde e a redução das despesas com tratamentos dolorosos e demorados”, afirmou o presidente, que avaliou como positiva a postura do Estado.     
  
 

 

Fonte: Assessoria Sateal