Funcionários do Sanatório entram em greve a partir desta quinta (14)

Funcionários do Sanatório entram em greve a partir desta quinta (14)


Publicado em: 12/11/2019 13:38 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Os funcionários do Hospital Sanatório decidiram deflagrar greve geral a partir da próxima quinta (14), para cobrar a regularização dos pagamentos dos salários, férias vencidas e vencendo além do 13º até o dia 20 de dezembro, prazo determinado por Lei. As atividades começam às 10h, no auditório do Centro Médico. Às 11h, os trabalhadores fazem uma caminhada em torno da unidade de saúde e em seguida ficarão mobilizados em frente ao Hospital.

Apesar das inúmeras tentativas de intermediação de negociação com a unidade, o único retorno por parte do Sanatório foi a resposta ao ofício enviado pelo Sateal, no qual a direção afirma que as pendências só podem ser quitadas após repasses do governo estadual e do Ipaseal. Para o presidente do Sindicato, a direção está transferindo para o estado a responsabilidade no cumprimento dos compromissos com os trabalhadores e pediu intermediação do Ministério Público do Trabalho no caso.

E mesmo vivendo nessa situação crítica, os profissionais são hostilizados dentro do ambiente de trabalho. O Sindicato tem recebido muitas queixas de trabalhadores que são ameaçados de suspensão, sofrem humilhações para receber vale transporte e outros subsídios que, na verdade, são direitos conquistados e obrigações trabalhistas previstas em Lei.

No corpo do ofício enviado ao Sateal, os diretores do Sanatório alegam que houve uma evasão de pacientes de planos de saúde devido a localização da unidade, situada no Pinheiro. “O custo do prejuízo mensal médio é de um milhão e setecentos mil reais e agravado enormemente com o atraso de dois meses dos recursos de incentivos do Mais Saúde pela Secretaria de Estado da Saúde, de quase cinco milhões”.