Presidente do Sateal toma posse no Conselheiro Nacional de saúde

Presidente do Sateal toma posse no Conselheiro Nacional de saúde


Publicado em: 14/12/2018 13:40 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Presidente do Sateal toma posse no Conselheiro Nacional de saúde

Mário Jorge pretende defender a manutenção e qualidade da saúde pública

O presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, tomou posse nesta quarta-feira (13), no Conselho Nacional de Saúde (CNS), instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS - de caráter permanente e deliberativo, tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

O presidente ocupa o cargo de Suplente, representando a Nova Central no seguimento usuário. “Reafirmo o compromisso em defesa da saúde como direto de todos e a manutenção de um sistema único de saúde universal, gratuito com qualidade, equânime”, destacou.

O CNS é um órgão vinculado ao Ministério da Saúde composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde, sendo o seu Presidente eleito entre os membros do Conselho.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária. Também cabe ao pleno do CNS a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Nacional de Saúde.