Pesquisa sobre o Sateal será apresentada nesta segunda, na Seune

Pesquisa sobre o Sateal será apresentada nesta segunda, na Seune


Publicado em: 22/10/2018 14:16 | Fonte/Agência: Ascom

Whatsapp

 

Pesquisa sobre o Sateal será apresentada nesta segunda, na Seune

Presidente Mário Jorge Filho em uma das inúmeras atividades de defesa da categoria (Foto: CNTS - arquivo)

Acontece nesta segunda-feira (22), às 20h, na faculdade Seune Maceió, a apresentação da pesquisa: As lutas enfrentadas pelo sindicato dos auxiliares e técnicos de enfermagem de Alagoas – de 1993 a 2009, dos pesquisadores: Nathalia Maria Trajano Silva, Reinaldo dos Santos Moura, Thayne Pergentino da Silva. A atividade faz parte da programação do VIII Encontro de Iniciação Científica (ENICS) e do VII Simpósio de Pesquisa Docente.

O trabalho mapeia as principais lutas do período, pautadas principalmente por melhores condições de trabalho e salário, com destaque para as paralisações, greves nos hospitais públicos e privados, criação de movimentos unificados, avaliados sob a luz do filósofo italiano Antonio Gramsci.

Este é o segundo objeto de estudos sobre o tema vinculado ao Programa de Pesquisa de Iniciação Científica (CNPQ). O primeiro, A Circunstância de Criação do Sateal, e as Ações da Primeira Diretoria, de 1987 a 1993, foi o primeiro trabalho elaborado, no período de criação do sindicato.

A atividade contará com a presença do presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, que destaca a importância da pesquisa para a enfermagem. “É um documento histórico, elaborado de forma cuidadosa, que conta em detalhes a história do movimento sindical dos profissionais auxiliares e técnicos de enfermagem em nosso estado. Possui um conteúdo muito valioso para cada um dos nossos profissionais e por isso a nossa satisfação em prestigiar a apresentação do segundo período”, destaca o presidente.