Sateal alerta a população para a importância da doação de órgãos

Sateal alerta a população para a importância da doação de órgãos


Publicado em: 18/07/2018 12:20 | Fonte/Agência: Ascom com TNH1

Whatsapp

 

Receber um órgão é como renascer para a vida, seja para quem doa como para quem ganha. É um ato de amor incondicional porque é espontâneo e altruísta. O Sateal apela aos profissionais da saúde e a população em geral para a importância de informar a família sobre o desejo de doar. “É um gesto nobre que ajuda a salvar vidas e que precisa ser discutido e incentivado”, reforça Mário Jorge Filho.

A Central de Transplantes de Alagoas é a unidade responsável pela coordenação das atividades de transplantes a nível estadual, promovendo a inscrição de potenciais receptores de órgãos e tecidos. A instituição tem como atribuição comunicar ao sistema nacional de transplantes (SNT) sobre as inscrições efetuadas para a organização da lista nacional de receptores; receber notificações de morte cerebral ou morte por coração parado e determinar o encaminhamento e providenciar o transporte de órgãos e tecidos para os centros transplantadores, instituições de saúde autorizadas pelo SNT.

Em Alagoas, dados mapeados pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), apontam que a taxa de recusa familiar para doação de órgãos reduziu de 71% em 2016, para 44% em 2017. Isso significa que, em um ano, o índice de famílias que autorizaram a doação de órgãos de parentes com morte encefálica subiu 27%, o que leva o Estado a acompanhar o cenário nacional, cujo percentual corresponde a 42%.

Números da fila de espera

Apesar das conquistas, mais de 490 pessoas ainda estão na fila de espera por um órgão em Alagoas. Destas, 318 esperam para receber um rim, 173 para receber uma córnea e duas aguardam por um coração. Portanto, para que a doação ocorra, é indispensável a autorização dos familiares. Por isso, um meio para ampliar a doação no Estado, de acordo com Daniela Ramos, seria que as pessoas que já tenham a consciência da importância da doação de órgãos, declarassem aos seus familiares e amigos que desejam ser doadores.

Como posso ser doador?

Atualmente, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só se efetiva após autorização familiar, conforme a lei 10.211 de 23 de março de 2001.

Quando aceitamos a doação dos nossos órgãos e tecidos, decidimos pela vida de milhares de pessoas. Com esse gesto, os primeiros beneficiários somos nós mesmos, que assumimos uma postura digna diante da vida, além do que, nós também estamos sujeitos a necessidade de um transplante.

Tipos de Doação

Doação em Vida

Como doadores vivos, pessoas saudáveis podem doar um dos rins, parte do fígado e pulmão, além da medula óssea. A lei prevê que a doação pode ser feita por parentes até o 4º grau. Se não houver vínculo familiar, a retirada de parte dos órgãos citados só poderá ser feita após autorização da justiça. A doação em vida só deve ser feita com órgãos duplos e partes de órgãos cuja retirada não impeça o doador de levar uma vida normal, sem o comprometimento de suas funções.

Medula Óssea

A medula óssea é a matriz do sangue, ela contém as células mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos, é o que nós conhecemos como o tutano do osso do boi.

O transplante de medula óssea (TMO) é uma terapia de muita eficácia para muitas doenças, e não só para leucemia, como costumamos imaginar. Outras doenças, como câncer ósseo, anemias hereditárias (como a falciforme) e a deficiência congênita do sistema imunológico são algumas entre várias outras tratadas com o TMO.

Contato CTA

Prédio anexo ao Hospital Geral do Estado (HGE)

Telefone: (82) 3376-8186