Diretoria do Sateal recebe presidente do Coren e cobra fiscalizações em unidades de saúde do estado

Diretoria do Sateal recebe presidente do Coren e cobra fiscalizações em unidades de saúde do estado


Publicado em: 07/02/2018 17:02 | Autor: 324

Whatsapp

 

Nesta quarta-feira (7), a diretoria ampliada do Sateal recebeu o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Renné da Costa. O encontro aconteceu durante assembleia geral extraordinária, realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Maceió (CDL).

Em sua fala, o presidente ressaltou que a sua gestão, iniciada em janeiro, tem por objetivo abrir as portas do Conselho para todos os profissionais da enfermagem. Os diretores do Sindicato questionaram a falta de fiscalização nas unidades de saúde, sobretudo no interior, e o modo como as equipes do Coren operam.

Segundo diretores, os hospitais são notificados com antecedência da ida de técnicos do Coren, o que ajuda a “maquiar” as condições de trabalho das unidades de saúde. Com isso casos de sobrecarga de profissionais; ausência de enfermeiro supervisor; falta de locais de descanso; ausência de equipamentos de proteção individual; entre outros problemas não são detectados.

Renné reconheceu a dificuldade do Coren de fiscalizar as unidades de saúde do e alegou falta de estrutura do Conselho para intensificar as inspeções. “O presidente do Sateal já nos ofereceu até o carro para que possamos aumentar o número de vistorias nos hospitais, mas temos uma equipe muito reduzida e não podemos contratar ninguém, já que o Conselho é subordinado ao órgão federal e só contrata via concurso público”, disse.

O presidente do Coren disse ainda que o órgão possui mais de mil denúncias envolvendo hospitais e clínicas em Alagoas e que pretende fazer uma força tarefa para analisar os casos e deliberar ações para punir irregularidades detectadas.         

Costa afirmou que auxiliares e técnicos são a maioria entre os contribuintes do Coren e que pretende valorizar a participação deste profissional na tomada de decisões dentro da sua administração. O presidente disse ainda que até junho de 2019 dará início as obras de construção da nova sede do Coren, na Avenida Fernandes Lima.