Eleições Sateal: Chapa Avançar Sempre é eleita com 67% dos votos

Eleições Sateal: Chapa Avançar Sempre é eleita com 67% dos votos


Publicado em: 10/10/2017 12:40 | Autor: 337

Whatsapp

 

Foi publicado nesta terça-feira (10), o resultado das eleições do Sateal para gestão 2017-2021. Com 67% dos votos apurados, a chapa única Avançar Sempre, presidida pelo técnico de enfermagem Mário Jorge Filho, foi eleita para comandar a entidade pelos próximos 04 anos. Como compromissos para representar a categoria, o presidente reeleito destacou a defesa das bandeiras de luta da enfermagem.

A Regulamentação da jornada de trabalho para 30 horas semanais, o piso salarial nacional, aposentadoria especial para o servidor público, democratização do sistema Coren/Cofen, a criação de cursos gratuitos de especialização para os profissionais de enfermagem, mais recursos para a saúde, o combate ao trabalho terceirizado e assédio moral. Esses são apenas alguns dos pontos de defesa dessa gestão à frente do Sateal.

“Queremos seguir atentos as necessidades dos profissionais da enfermagem e fechar parcerias que contribuam para o crescimento da categoria. Sabemos que muito ainda há de ser trilhado, mas estamos lutando firmemente para alcançar dias melhores. Agradecemos aos nossos colegas pelo voto de confiança e colocamo-nos a disposição para representar a classe com transparência e dedicação”, concluiu o presidente   

Outras bandeiras de luta

NR32 - O descumprimento às Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (NR32) está entre os maiores problemas flagrados pelo Sindicato dentro de hospitais e clínicas em todo o estado. “Os problemas vão desde a ausência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até o fornecimento de sapato fechado. As empresas conhecem a legislação, sabem das obrigações, mas ignoram os riscos de contaminação dentro dos ambientes, principalmente nos hospitais”, ressaltou o presidente. Todos os casos notificados são encaminhados a Justiça do Trabalho e ao Conselho de Enfermagem.

Assédio moral - Outro campeão de denúncias, os casos de assédio moral chegam ao Sateal constantemente. “Antes de tudo, amparamos aquele profissional e tentamos neutralizar a situação, tirando-o das condições de exposição. Em seguida procuramos as diretorias, gestores para apurar os fatos e pedir providências e acionamos a justiça para proteger o trabalhador e punir o agressor”, reforçou Mário Jorge.

Dimensionamento de pessoal – Problema grave, que afeta grande número de profissionais da enfermagem, o número de pacientes para cada auxiliar ou técnico é, quase sempre, acima da capacidade determinada pela legislação. Há unidades de saúde, principalmente no interior, que chegam a colocar 40 pacientes por profissional. “Essa sobrecarga compromete a qualidade e a segurança da assistência além da saúde do trabalhador”, frisa Mário Jorge. Embora não seja de responsabilidade do Sindicato pedir o redimensionamento, os casos são notificados e denunciados na Justiça e no Conselho de Enfermagem.

Ações para beneficiar a enfermagem

Entre as ações para beneficiar a enfermagem alagoana, o Sateal atua, por meio de convênios, no sentido de contribuir com a formação educacional dos profissionais auxiliares e técnicos e de seus dependentes. Os convênios com instituições de ensino superior já formaram centenas de profissionais em todo estado. Para os dependentes, o Sateal acaba de fechar parceria com escola de ensino infantil, fundamental e médio, para preparar as gerações para o ingresso a educação superior.

Convênios na área da saúde médica e saúde bucal também beneficiam os profissionais. São especialistas nas principais áreas clínicas que oferecem serviços de qualidade e sem custos aos associados ao Sindicato, que também conta com consultório odontológico equipado e moderno à disposição dos trabalhadores.