Diretor do Sateal é homenageado pelo trabalho em prol da vigilância em saúde na rede pública de Alagoas

Diretor do Sateal é homenageado pelo trabalho em prol da vigilância em saúde na rede pública de Alagoas


Publicado em: 12/09/2017 17:44 | Autor: 337

Whatsapp

 

José George dos Santos, secretário geral do Sateal, foi certificado como profissional de relevante trabalho em prol da vigilância em saúde na rede pública alagoana. A homenagem foi entregue pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Conselho Estadual de Saúde (CES/AL), nesta segunda-feira (11), na abertura da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde José Maria Constant. O propósito do evento, que acontece até esta terça-feira (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, em Maceió, é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde.

George é técnico de enfermagem da Santa Casa de Misericórdia de Maceió há mais de vinte anos, membro fundador do Sateal, assim como fundou o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde e a Associação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem. Com ampla experiência na área, possui formação e atua na área de oncologia clínica.

Participam do evento, usuários, prestadores de serviço e técnicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, as propostas discutidas e aprovadas, serão levadas para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que vai ocorrer de 21 a 24 de novembro deste ano. As propostas discutidas no evento têm como objetivo melhorar, aperfeiçoar e contribuir para uma melhor Vigilância em Saúde no SUS.

O gestor da saúde estadual, Christian Teixeira também entregou certificados a outros profissionais. Entre os homenageados, estavam o biólogo Hebert Charles, a assistente social Francisca Fátima Rodrigues, o veterinário Walmir Costa, o farmacêutico Francisco Renê Leite Gondim, a agente comunitária de Saúde da Sesau, Jade de Albuquerque, o odontólogo Cristiano Souza Silva, a agente de Endemias Maria Quitéria de Santana e a enfermeira Denise Leão Ciríaco.

Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Jesonias da Silva, o encontro está servindo para debater os avanços e desafios no âmbito da Vigilância em Saúde.  “Esse conjunto de atividades está proporcionando a obtenção de informações fundamentais para o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança que possa ocorrer nos fatores que determinam e condicionam o processo saúde/doença, em nível individual ou coletivo, com objetivo de se recomendar e adotar de forma oportuna para as medidas de prevenção e controle dos agravos”, destacou.

Além do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira e da superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Cristina Rocha, participaram da abertura da I Conferência Estadual de Vigilância em Saúde, o gestor do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NEMS/AL), Carlos Humberto Casado e o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Sérgio Studart.

Com informações Ascom Sesau