Sateal e entidades lançam nota contra exoneração de superintendente do HU

Sateal e entidades lançam nota contra exoneração de superintendente do HU


Publicado em: 19/06/2017 17:46 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) se juntou com demais entidades para manifestar contra a exoneração da superintendente do Hospital Universitário Alberto Antunes (HUPAA), Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, realizada por parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Para a entidades, a medida acarreta em desmantelo do Sistema Único de Saúde e dos serviços prestados a sociedade por esta unidade.

Além do Sateal, assinam a minuta a Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Nordeste e Sindicatos Filiados (Feessne), a Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), o Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal) e a Aben.

Confira na íntegra a nota:

 As entidades civis de representação de trabalhadores e estudantes da classe de Enfermagem em Alagoas vêm através desta reiterar o compromisso perene na construção de uma sociedade justa, igualitária e verdadeiramente democrática e na defesa e valorização da Enfermagem, dos seus exercentes e do trabalho por eles desenvolvido na condição de uma prática social relevante para a manutenção da saúde das populações.

Acreditamos que a construção desse modelo de sociedade perpassa aevolução individual e coletivacom vista à fraternidade e solidariedade, o desenvolvimentosustentável das forças sociais em todas as suas dimensões e possibilidades— tecnologia, ciência, cultura, economia, produção de bens e serviços, etc. —e a indissociável obrigação ética de democratizar os benefícios decorrentes de tal desenvolvimento.

Esse projeto de sociedade é uma demanda da dignidade inata e indissolúvel da pessoa humana e de sua relação com as condições da natureza. A história testemunha e continuamos dia após dia verificando a nocividade da presente forma de organização social, fortemente alicerçada nos princípios da acumulação de riquezas, do individualismo, do empreendedorismo, da meritocracia e da livre competição,que demandam o esvaziam do ser humano do significado de sua existência histórica para justificar a exploração do homem pelo homem e de seu trabalho.

Acreditamos que é possível e necessário reverter esse arranjo social de crueldade e exploração. Para tanto, preservar a compreensão de saúde como direito humano e dever do Estado é necessário, pois a saúde é um direito articulador de todos os outros. Neste sentido, o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma estratégia potente na democratização desse direito de maneira equânime, universal e integral, especialmente ao considerarmos a sua articulação com outras políticas de justiça e inclusão social, especialmente do setor educação.

Deste modo, repudiamos a exoneração da Superintendente do HUPAA, a Sra. Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi, realizada por parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), pois analisamos que tal ato converge ao desmantelo do SUS, em favor de interesses particulares e em detrimento das necessidades da população. O sucateamento do SUS, o processo de privatização da coisa pública, a retirada de direitos sociais, a desqualificaçãomidiática dos serviços garantidos pelo SUS, a perseguição às forças sociais populares, o fomento à iniciativa privada, dentre outras ações reacionárias, se somam ao presente ato na manutenção da desigualdade social, ao espoliar dos que menos têm aquilo que mais precisam.

Esse ato é um atentado que muito prejudica a autonomia da Universidade, necessária para o cumprimento de sua função de formar sujeitos críticos e reflexivos com potencial transformador da realidade e preparados para o trabalho no SUS. Por isso, em favor das necessidades da população e sustentados nas convicções aqui explicitadas, proferimos o nosso repúdio.

Pela nossa história, pelo povo brasileiro, por nossa saúde, por um futuro!

Ascom Sateal - com Aben