Aux. e Téc. de Enfermagem cumprem jornada de humilhação na Santa Casa e Hospital Regional de Penedo

Aux. e Téc. de Enfermagem cumprem jornada de humilhação na Santa Casa e Hospital Regional de Penedo


Publicado em: 10/04/2017 19:39 | Autor: 337

Whatsapp

 

É cada vez mais comum situações de assédio moral, humilhações e cobranças indevidas no ambiente de trabalho. Em muitos casos, os trabalhadores são expostos a condições subumanas de trabalho e situações vexatórias protagonizadas por profissionais que estão na condição de supervisores. Esse contexto ocorre nas duas maiores unidades de saúde de Penedo: a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Regional. Como se não bastasse a jornada de humilhação, auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nos dois locais recebem como jantar para enfrentar o duro plantão noturno apenas um sanduíche.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) recebeu graves denúncias sobre o comportamento agressivo e em tom humilhante que as coordenações de enfermagem das unidades tratam auxiliares e técnicos de enfermagem.

“Eles são tratados como capatazes, o que deixa todos os trabalhadores amedrontados pelo verdadeiro terrorismo promovido por esses que se dizem líderes. Além de não terem boas maneiras de lidar com as pessoas a eles subordinados, tais coordenadores se utilizam de advertências, suspensões e até demissões de profissionais, sem o direito de justificativas”, revela o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.

Os dias de trabalho se tornaram jornadas humilhantes, cercada de medo e descontentamento dos trabalhadores. As advertências e demais medidas punitivas vem ocorrendo na frente de pacientes, inclusive, denunciam os trabalhadores, cansados de serem humilhados.

Para piorar a situação, os profissionais não tem sequer direito a uma alimentação adequada para manter as energias para encarar um plantão noturno. O cardápio na Santa Casa de Penedo e no Hospital Regional tem sido pão, com molho de salsicha e queijo picado, apenas.

Após tomar conhecimento da situação, o Sateal já encaminhou denúncia a Procuradoria Regional do Trabalho (19ª PRT/AL) cobrando que as devidas providências sejam tomadas. Além disso, há uma ação judicial em tramitação contra as unidades hospitalares pelo descumprimento da convenção coletiva de trabalho, que estabelece local apropriado para descanso dos trabalhadores, além de garantir refeição adequada aos trabalhadores do período noturno e fardamento.

O Sindicato também encaminhou a denúncia ao Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren/AL) para que a entidade tome as devidas providências com relação a péssima conduta das coordenações de enfermagem, bem como solicitou que seja feito o dimensionamento da Santa Casa e do Hospital Regional de Penedo.

Ascom Sateal