Após pressão de sindicatos, Hospital do Açúcar começa a pagar débitos com trabalhadores

Após pressão de sindicatos, Hospital do Açúcar começa a pagar débitos com trabalhadores


Publicado em: 17/02/2017 18:41 | Autor: 337

Whatsapp

 

Depois do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) e entidades representantes de outras categorias da saúde pressionarem deflagrar greve caso não houvesse resolução dos atrasos salariais, a direção do Hospital do Açúcar comunicou o pagamento de parte dos débitos com os trabalhadores.

Os auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam na unidade iriam deflagrar greve nesta quinta-feira (16) caso não houvesse resposta sobre a situação. Após reuniões, a direção informou que pagaria esta semana o salário referente ao mês de janeiro e férias de dezembro.

“Outra parte dos débitos deverão ser pagos na próxima semana, conforme ficou acordado com a direção do hospital. Um fato importante a ser destacado foi a participação da direção do hospital na assembleia. Isso deixa claro que a união dos sindicatos pressionou a empresa”, disse o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho.

Ainda segundo o líder do Sateal, o hospital se comprometeu em pagar até o próximo dia 24 de fevereiro 50% referentes ao décimo terceiro e os valores relativos às férias de janeiro.

Ao longo de 2016 os trabalhadores da unidade enfrentaram dificuldades ao terem que conviver com constantes atrasos salariais. A direção argumentava que não conseguia quitar os débitos em dia em decorrência do atraso no repasse de recursos oriundos das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde. As pastas alegavam que desconheciam a situação relatada pelo hospital e neste jogo de empurra o trabalhador era o mais prejudicado.

Por conta de tantos problemas no pagamento dos salários e outros benefícios, a Procuradoria Regional do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE) estão acompanhando de perto toda a situação.

Ascom Sateal