Sem data para receber salários atrasados, categoria promete greve a partir do dia 16 no Hospital do Açúcar

Sem data para receber salários atrasados, categoria promete greve a partir do dia 16 no Hospital do Açúcar


Publicado em: 10/02/2017 19:00 | Autor: 337

Whatsapp

 

O próximo dia 16 de fevereiro será um dia decisivo para a situação financeira dos auxiliares e técnicos de Enfermagem do Hospital do Açúcar. A data é o prazo dado pela categoria para que a empresa apresente uma proposta para pagar os salários referentes a janeiro, os 50% do décimo terceiro de 2016, além de férias de dezembro e janeiro que não foram pagos. Caso nada seja regularizado até esta data, a categoria pretende entrar em greve por tempo indeterminado.

Ao longo de 2016 os trabalhadores da unidade enfrentaram dificuldades ao terem que conviver com constantes atrasos salariais. A direção argumenta que não consegue quitar os débitos em dia em decorrência do atraso no repasse de recursos oriundos das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde. As pastas alegam que desconhecem a situação relatada pelo hospital e neste jogo de empurra o trabalhador tem sido o mais prejudicado.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) vem pressionando tanto a direção do Hospital do Açúcar quanto as Secretarias de Saúde na tentativa de que elas entrem em acordo e regularizem a situação financeira e quitem os débitos com os trabalhadores.

“O Sateal já comunicou a direção do hospital e as secretarias que se não houver regularização até o dia 16 os trabalhadores irão entrar em greve por tempo indeterminado. Não entendemos a resistência da direção em dialogar com esses trabalhadores, que estão alheios a toda a situação e acabam sendo informados da situação apenas pelo sindicato”, afirmou Mário Jorge Filho, presidente do Sateal.

Toda a situação vem sendo acompanhada de perto pela Procuradoria Regional do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE). Foi por conta da atuação contundente do Sateal que na última audiência realizada na sede da Procuradoria do Trabalho a Sesau ficou de apresentar uma data para regularizar o repasse aos hospitais.

Ainda de acordo com Mário Jorge, haverá uma assembleia no dia 16, às 08 horas, no pátio do Hospital, para deliberar sobre a greve. 

Ascom Sateal