Fórum da Saúde do Trabalhador traça estratégia para 2018

Fórum da Saúde do Trabalhador traça estratégia para 2018


Publicado em: 05/12/2016 18:53 | Autor: 324

Whatsapp

 

Universalização da notificação de acidente de trabalho grave, fatal e em crianças e adolescentes, com exposição a material biológico e intoxicação exógena e aumento de registros de casos foi uma das principais conquistas em 2016 para o Fórum Permanente Sindical da Saúde do Trabalhador. A avalição foi feita no balanço das atividades realizadas junto à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – Renast.

Os membros do Fórum da Saúde do Trabalhador, composto por dirigentes das centrais, ministério da saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, reuniram-se na sede da CNTS na quinta –feira (1), para tratar da estratégia de trabalho para o próximo ano e apresentaram relatórios das atividades realizadas em 2016.

Outra conquista importante foi a consolidação e aperfeiçoamento da Renast, com destaques nas ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador. Além do o IV Encontro de Coordenadores Estaduais do Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, realizado em julho com a participação de 23 estados, entre outras atividades e a ampliação dos Cerest em cidades que não existiam.

Segundo dados do SUS, houve também avanços no Número de municípios que realizaram inspeção sanitária em saúde do trabalhador, passando de 122 municípios em 2015 para 147 em 2016.

Para 2017, o Fórum pretende realizar dois grandes seminários: um que irá tratar de assuntos da saúde da mulher e outro que tratará da vigilância em saúde, com objetivo de chamar a população para combater epidemias. “Temos que convidar a população para juntos combater as epidemias que vamos enfrentar nos próximos anos, pois o país e o governo não estão preparados”, disse Membro da Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde, Geordeci Menezes de Souza.

A primeira demanda para 2017 será um levantamento sobre os projetos de Lei que tramitam no Senado e Câmara, que afetam diretamente ou indiretamente a saúde do trabalhador. Outro compromisso para o próximo ano é encomendar uma pesquisa sobre câncer ocupacional que tem afetado muitos trabalhadores. Também ficou decidido que o Fórum se reunirá três vezes ao ano.  

Fonte: CNTS