Sateal garante reajuste salarial para trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió

Sateal garante reajuste salarial para trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió


Publicado em: 02/12/2016 19:55 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) firmou acordo que garante um realinhamento salarial de 12% para os trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

O acordo coletivo foi firmado no dia 02 de dezembro e garante uma readequação salarial para a categoria. Segundo explicou o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, 5% do percentual já foi implantado e os 7% restantes serão implantados em janeiro de 2017.

O acordo coletivo também prevê reajuste no valor do auxílio creche e no adicional de insalubridade, que tem efeito retroativo ao ano de 2016, e será pago no salário deste mês.

“O acordo ficou perto do percentual que o Sateal pleiteava, que era de 20%. Nossa intenção era que a diretoria da Santa Casa dialogasse também sobre questões sociais, mas eles alegaram que a crise os impediria de conceder benefícios desta natureza. Mesmo assim seguiremos na luta para que a empresa conceda os direitos dos trabalhadores sempre”, detalhou.

Com relação a convenção coletiva de trabalho a ser negociada com o Sindicato dos Hospitais, o Sateal ajuizou dissídio coletivo na tentativa de avançar nas negociações, uma vez que o Sindihospital apresentou como contraproposta o pagamento de salário mínimo para auxiliares e técnicos de enfermagem, proposta que foi rejeitada. 

“A proposta de salário mínimo foi ajuizada não desmerecendo aos trabalhadores que sobrevivem de salário mínimo, mas instituições de saúde tem que reconhecer que a enfermagem lida diuturnamente com assistência ao paciente e muitas vezes sem condições de trabalho, como local apropriado pra descanso e ainda a sobrecarga de trabalho. Esperamos que no início de 2017 o dissídio venha a ser julgado para que os profissionais venham ter seus salários corrigidos, no mínimo garantindo a inflação do período”, completou Mário Jorge. 

Ascom Sateal