O que fazer com o meu décimo terceiro?

O que fazer com o meu décimo terceiro?


Publicado em: 25/11/2016 17:22 | Autor: 337

Whatsapp

 

O ano de 2016 chega ao fim projetando incertezas no campo econômico para 2017. Ainda assim o pagamento do 13º salário é aguardado por todos os trabalhadores, seja pela possibilidade do dinheiro auxiliar no pagamento de dívidas ou para possibilitar viagens ou outros gastos durante as festas de fim de ano.

De acordo com levantamento do DIEESE, até dezembro serão injetados R$ 196,7 bilhões na economia brasileira por conta do bom e velho 13º salário. Para quem não sabe, o valor recebido na verdade é um salário indireto, uma espécie de poupança compulsória.

Confira algumas dicas do DIEESE para fazer bom uso do 13º:

- PAGUE SUAS DÍVIDAS

Utilize o 13º para quitar suas dívidas. Pague primeiro as contas que tem maior custo de juros. Em períodos de crise econômica grave, é bom pagar também as parcelas “planejadas” que em situações normais não causariam descontrole financeiro. É melhor não arriscar. Agindo dessa maneira, você garantirá um orçamento mais equilibrado e menos dores de cabeça em 2017.

- PAGUE OS IMPOSTOS DE JANEIRO

Se, depois de pagar as dívidas, sobrar algum dinheiro, separe o valor necessário para pagar os impostos  de início de ano (IPTU, IPVA, etc). Geralmente, são concedidos descontos significativos no pagamento à vista. Pague logo, evite parcelas e garanta um orçamento mensal mais tranquilo.

- FAÇA UMA POUPANÇA

Se, mesmo pagando as contas e quitando os impostos sobrar algum dinheiro, separe 50% do que sobrar como uma “provisão para tempos difíceis”. Essa poupança funcionará como margem de manobra caso haja algum imprevisto no ano que começará. Essa postura precavida é importantíssima para a saúde financeira mesmo em tempos de paz econômica, em tempos de crise é vital.

- “TORRE” O QUE SOBRAR

Parabéns! Se você já chegou até aqui provou disciplina e compromisso com sua tranquilidade financeira. Caso tenha dado tudo certo, ainda sobrou algum dinheirinho para “torrar”, é seu direito. Sei que a ideia não é tão glamorosa, mas é com esse tantinho que sobrou que você deve se virar para bancar as despesas de fim de ano. Esse é o mundo real! Com essa sobra você poderá comprar presentes, montar a ceia e entrar no clima das festas.

- FUJA DE PARCELAS

Em tempos de prolongada recessão econômica, fuja de parcelas como o diabo foge da cruz! De nada adiantará cuidar do 13º salário se você sacrificar 2017 com prestações advindas e compras compulsivas de fim de ano. Pense antes de comprar e parcele apenas em último caso. 

Ascom Sateal com informações DIEESE