Verão impõe cuidados para evitar epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Verão impõe cuidados para evitar epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


Publicado em: 26/10/2016 19:32 | Autor: 337

Whatsapp

 

O verão se aproxima e traz consigo a preocupação com a proliferação de uma nova epidemia de doenças causadas pelo Aedes aegypti. O país já notificou até agosto deste ano 1,4 milhão casos de dengue, 196, 9 mil de Zika e mais de 216 mil casos prováveis de Chikungunya.

Com números recordes e muito preocupantes, é preciso ter atenção e cuidados para evitar que o mosquito transmissor se desenvolva. No final de outubro o Ministério da Saúde anunciou a compra de 3,5 milhões de teste rápido para identificar o vírus Zika. Está prevista a distribuição de dois milhões de kits até o final deste ano e o restante até fevereiro de 2017. A tecnologia confirma, em 20 minutos, se o paciente está ou já foi infectado pelo vírus Zika em algum momento da vida.

Porém vale destacar que tanto a Dengue quanto a Chkungunya registraram mais casos e podem ser tão perigosas quanto o Zika vírus, já que ambas em seu estágio mais grave pode levar o paciente a morte.

Sintomas

DENGUE

A infecção por dengue pode ser assintomática, leve ou causar doença grave, levando à morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.

Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Na fase febril inicial da doença pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

ZIKA

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves e atípicas são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito, como identificado no mês de novembro de 2015, pela primeira vez na história.

CHIKUNGUNYA

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Depois de infectada, a pessoa fica imune pelo resto da vida. Os sintomas iniciam entre dois e doze dias após a picada do mosquito. O mosquito adquire o vírus CHIKV ao picar uma pessoa infectada, durante o período em que o vírus está presente no organismo infectado. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Ascom Sateal - com informações do Ministério da Saúde