I Encontro de Trabalhadores: debates sobre saúde do trabalhador e panorama do setor

I Encontro de Trabalhadores: debates sobre saúde do trabalhador e panorama do setor


Publicado em: 24/10/2016 18:28 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Hotel Enseada, no bairro da Pajuçara, em Maceió, foi o palco para importantes discussões de interesse dos profissionais da saúde durante o I Encontro Alagoano dos Trabalhadores da Saúde, promovido pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) com o apoio de entidades parceiras.

Realizado durante todo o dia 21 de outubro, o evento promoveu importantes discussões tanto sobre questões ligadas a saúde do trabalhador quanto sobre o serviço de saúde. Houve ainda momentos de descontração, com a realização de uma atividade laboral entre os participantes, mas também discussões mais sérias, como cuidados e alertas sobre a saúde do trabalhador.

Durante o período da manhã José Pinto, advogado previdenciário da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), realizou duas palestras, sendo uma delas sobre aposentadoria especial dos trabalhadores da saúde na saúde. O tema, de interesse de todos os trabalhadores, atraiu a atenção de todos.

Durante a tarde, o médico do trabalho Juraci Roberto Lima, do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest/AL), fez importantes alertas sobre os riscos de adoecimento em ambiente de trabalho. Atualmente 30% das doenças são resultado do ambiente de trabalho. “É preciso ter controle da qualidade da saúde no ambiente de trabalho, como também estar atento aos acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais. Manter bons hábitos alimentares, evitar o estresse, fazer atividades físicas e evitar álcool e fumo são algumas orientações para uma qualidade de vida melhor”, alertou.

O coordenador da Gerência Executiva de Valorização da Pessoa da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), Robson José da Silva, trouxe ao debate a importância da educação permanente em serviço de saúde. Robson apontou como o investimento em educação qualificada dos trabalhadores pode render bons resultados e da importância dos gestores liberarem seus colaboradores para participar de cursos de capacitação.

“O trabalhador deve ser ouvido quanto às necessidades de capacitação e além disso oferecer cursos específicos para a área da saúde, para que esses trabalhadores possam aproveitar em sua função este conhecimento adquirido”, afirmou.

Já as psicólogas Sandra Costa Barros e Cidkeyla Cristina Santos, da SESAU, falaram sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e como pode ser uma poderosa ferramenta para melhorar tanto as relações de trabalho como entre profissional e paciente.

“É possível humanizar os ambientes de trabalho com ações voltadas às pessoas, tornando assim os ambientes de trabalho melhores. Se colocar no lugar do outro faz com que haja um melhor entendimento entre as pessoas. Às vezes fazemos coisas que nem percebemos, mas falar olhando nos olhos das pessoas, por exemplo, faz toda a diferença”, expôs Sandra Barros.

Para o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, o evento foi um sucesso e uma ótima oportunidade para promover o debate de temas importantes para os profissionais, como também para que houvesse a interação entre profissionais de vários setores.

“Em nome da diretoria do Sateal agradeço a todos os que compareceram ao evento e vieram debater assuntos tão importantes. São atividades desse tipo que melhoram a interação entre os profissionais, que possibilitam essa troca”, afirmou.

Ascom Sateal