Nova audiência deve definir impasse sobre reajuste de auxiliares e técnicos de enfermagem

Nova audiência deve definir impasse sobre reajuste de auxiliares e técnicos de enfermagem


Publicado em: 27/04/2016 18:31 | Autor: 337

Whatsapp

 

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) participou de nova audiência de mediação coletiva com o sindicato patronal para tratar da situação do reajuste da categoria. Apesar das desculpas dos hospitais, uma nova audiência foi marcada na tentativa de solucionar o impasse e garantir que os trabalhadores tenham seus direitos respeitados.

A audiência foi mediada pela 19ª Procuradoria do Trabalho em Alagoas no dia 25 de abril. Durante o encontro, o representante do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Alagoas argumentou que não houve uma negociação e que atualmente as empresas vêm seguindo Convenções Coletivas anteriores que previam a diferenciação salarial entre auxiliares e técnicos de enfermagem num percentual de 5% e que esses valores eram superiores ao salário mínimo vigente na época. O Sindicato patronal também usou como argumento a crise enfrentada pelas unidades, que estaria reduzindo as condições financeiras e impossibilitando mais custos.

A procuradora aproveitou a ocasião e avaliou que os hospitais devem garantir a permanência de um percentual de 5% de diferença entre os salários dos auxiliares e técnicos de enfermagem.

Porém o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, rebateu as informações dizendo que a categoria colocou em debate uma proposta de reajuste de 20% e que fosse mantidas as cláusulas da CCT anterior.

“É impossível aceitar as desculpas dos estabelecimentos de saúde, que alegam crise quando na realidade estão ampliando suas estruturas e fazendo reformas. A audiência no geral foi positiva, pois o MPT já aponta que a situação salarial tem que no mínimo atender a convenção coletiva anterior”, avaliou o líder do Sateal.

Diante da indefinição, foi marcado um novo encontro no dia 11 de maio às 10 horas na sede da Procuradoria Regional do Trabalho, no bairro da Mangabeiras. 

Ascom Sateal