Como usar bem o 13º em meio à crise?

Como usar bem o 13º em meio à crise?


Publicado em: 30/11/2015 18:51 | Autor: 337

Whatsapp

 

O mês de dezembro chegou e todo trabalhador fica na expectativa de receber o 13º para fazer compras extras e planejar melhor o final e o começo do ano. Mas em tempos de crise, como administrar bem o benefício sem dores de cabeça?

Segundo levantamento do Dieese o décimo vai injetar R$ 173 bilhões na economia brasileira e também orienta com dicas importantes para o trabalhador usufruir com tranquilidade neste fim de ano.

Confira o passo a passo:

1º Passo – Pague suas dívidas Utilize o 13º para quitar as dívidas. Pague primeiro as contas que têm um custo de juros mais elevado. Como estamos vivendo um período de crise econômica grave, é bom pagar também aquelas parcelas planejadas que não causam descontrole financeiro. Agindo dessa maneira, você garante um orçamento mais equilibrando e menos dores de cabeça em 2016.

2º Passo – Pague os impostos de janeiro Se depois de pagar as dívidas sobrar algum dinheiro, separe o valor necessário para pagar os impostos de início de ano (IPTU, IPVA, etc.). Geralmente, são concedidos descontos significativos quando estes tributos são pagos à vista. Utilize os recursos do 13º para isso, evite parcelas e garanta um orçamento mensal mais tranquilo. 

3º Passo – Faça uma poupança Se mesmo pagando as contas e quitando os impostos ainda sobrar algum dinheiro, separe 50% do valor que sobrar como uma “provisão para tempos difíceis”. Essa poupancinha funcionará como margem de manobra caso surjam imprevistos no ano que começará. Esta atitude de precaução é importante para a saúde financeira mesmo em tempos de paz econômica, em tempos de crise torna-se indispensável. 

4º Passo – “Torre” o que sobrar Parabéns, se você chegou até aqui provou quem tem disciplina e compromisso com sua tranquilidade financeira. Se tudo deu certo, ainda sobrou algum dinheirinho para “torrar”, é seu direito! Sei que a ideia não é tão “glamorosa”, mas é com esse tantinho de dinheiro que sobrou que você deve “se virar” para bancar as despesas de fim de ano. É com essa sobra que você deverá comprar os presentes, montar a ceia, enfim “entrar no clima de festas”. Atenção! Neste final de ano, marcado pelo aprofundamento da crise econômica, você deve fugir de parcelas como o diabo foge da cruz. De nada adiantará a administração do 13º salário se você sacrificar 2016 por conta das prestações de consumo compulsivo de fim de ano, nada disso! Eu sei que é chato, mas “momentos de crise”, embora sejam mesmo tempos de vacas magras, são também oportunidades para refletir e rever conceitos e, se você reparar bem, perceberá que as coisas que realmente importam na vida não custam nada. Portanto, ainda que os presentes tenham que ser mais simples e mesmo que ceia precise ser mais modesta, faça deste fim de ano em crise a oportunidade para reaproximar a família, deixar desavenças de lado e presentear pessoas queridas com paz e perdão. 

Um feliz e santo natal e um prospero ano novo, sem sustos financeiros!

 

Ascom Sateal - Com Informações Dieese