Novembro é mês de prevenção ao câncer de próstata; Sateal incentiva exames de prevenção

Novembro é mês de prevenção ao câncer de próstata; Sateal incentiva exames de prevenção


Publicado em: 04/11/2015 20:08 | Autor: 337

Whatsapp

 

Todo homem que se aproxima dos 50 anos deve começar a se preocupar com sua saúde e os riscos de desenvolver câncer de próstata. A vergonha precisa ser deixada de lado e os tabus que envolvem os exames preventivos precisam ser quebrados para que haja o cuidado e a prevenção da doença.

Durante todo este mês de novembro ações de conscientização e prevenção serão realizadas em todo o país para alertar sobre os cuidados necessários que se deve ter com a próstata.

Apesar das causas da patologia serem desconhecidas, a doença possui 50% de chances de aumentar em homens com mais de 65 anos de idade e que possuem histórico da doença na família.

Outros fatores, como o estilo de vida, alimentação inadequada à base de gordura animal e pobre em frutas, legumes, verduras e grãos também podem interferir no surgimento da doença.

Exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado. Homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.

Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) defende a campanha do Novembro Azul e incentiva homens a realizar os exames preventivos. 

Ascom Sateal - Com informações Novembro Azul