Outubro é mês de prevenção ao câncer de mama: Sateal destaca importância da prevenção

Outubro é mês de prevenção ao câncer de mama: Sateal destaca importância da prevenção


Publicado em: 02/10/2015 20:17 | Autor: 337

Whatsapp

 

Começa nesta quinta-feira, 01 de outubro em todo país campanhas de alerta e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas (Sateal) defende a campanha do Outubro Rosa e incentiva que todas as mulheres façam os exames de rotina e preventivos ao câncer.

O câncer de mama ainda é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo e no Brasil responde por cerca de 25% dos casos novos registrados todo ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

 Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. O Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) estima que 2015 registrará 57.120 mil novos casos.

Somente em 2013 foram registrados pelo Instituto 14.388 mortes, sendo 181 homens e 14.207 mulheres.

Outubro Rosa

A campanha surgiu para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama.

Em 2015, a campanha do INCA tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

De acordo com a Divisão de Detecção Precoce do INCA, os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. “Há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro", destaca Mônica Assis, técnica da Divisão.

Não existe uma causa única para o câncer de mama. A doença está relacionada a fatores de risco ambientais ou comportamentais, reprodutivos ou hormonais e genéticos ou hereditários. Esses últimos são responsáveis por entre 5% e 10% do total de casos.

Não há medidas capazes de impedir que uma pessoa desenvolva câncer de mama. Mas estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

 Ascom Sateal - Com Informações Inca